segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ainda os albinos

O Expresso desta semana dedicou a página 41 (clique para aumentar) aos ataques à vida e segurança dos albinos, que têm vindo a ser discutidos aqui e noutros blogs, como este e este.

Parte da rica informação que a jornalista Margarida Mota me transmitiu por telefone não coube nos limites de caracteres de que os jornais sempre sofrem, mas surge um dado que para mim é totalmente novo:
A ocorrência, na África do Sul e Zimbabwe, de violações de albinos por parte de seropositivos, que esperam com isso ficar livres do SIDA - tal como vem acontecendo há anos relativamente a raparigas virgens.

Interpretar porque é que alguém se foi lembrar de mais esse horror é relativamente simples. Terá quase certamente a ver com o poder, atribuído aos albinos, de secarem as coisas à sua volta - neste caso, secar a doença, ou o virus seu causador.

Mas, antes que a coisa alastre pela região, convém compreender um pouco melhor o que é que se passa.
Alguém tem informações acerca deste novo fenómeno?

Pela minha parte, vou alertar os meus "colegas" da AMETRAMO, para estarem atentos e poderem combater esta crença, mal ela se revele em Moçambique.
Porque, ao contrário dos estereotipos habituais, os curandeiros estão muito longe de ser uns tradicionalistas acríticos imersos em superstições.
E, em assuntos como este, a palavra deles vale muito mais, junto da população, do que a de qualquer médico.

2 comentários:

SM disse...

Peço desculpa pelo tempo de antena. Foi-lhes deixado o desafio de colaboração para uma causa aqui. Provavelmente não deram conta. É uma causa de todos e agradecem-se todos os contributos.

(Paulo Granjo) disse...

Se a causa em questão é a reposição de "benefícios" (neste caso, não sei se a palavra se deveria aplicar) fiscais aos cidadãos portadores de deficiência, plenamente de acordo.

Tem é que me explicar como é que se mete a animação no blog, porque eu nisso sou um nabo.
Pode fazer o favor de me contactar para o antropocoiso@gmail.com?

Já agora, se quiser mandar também uma foto para o Antropovistas, é bem vinda.