Confesso que dá muito jeito ter o aeroporto a 4 euros e um instantinho de distância de casa.
Mas confesso, também, que cada vez que lá aterro me admiro que o aeroporto da Portela seja tão seguro, em termos estatísticos.
Os grandes acidentes, no entanto, estão-se nas tintas para as estatísticas.
Podem acontecer a qualquer momento, por conjugações de factores incontroláveis, e por muito grande que seja a qualidade do controle de tráfego, dos pilotos e da manutenção dos aviões - o que, tem-se visto, nem sempre é o caso.
E é mais descansado não imaginarmos, sequer, as consequências que teria a queda de um avião no centro da cidade, que eles sobrevoam a baixa altitude e em condições difíceis de velocidade e sustentação aerodinâmica.
Não acreditando muito nas projecções hiperbólicas de aumento de tráfego aéreo, aquilo que me leva a concordar (contra a minha própria comodidade) com a substituição da Portela por Alcochete são, por isso, os custos de segurança e poluição sonora que o actual aeroporto representa para quem vive ou trabalha nos vários eixos de aproximação às suas pistas.
Eternizar a situação actual (como alguns sustentaram, no debate de ontem entre os candidatos a Presidente da Câmara de Lisboa) é "estar a pedi-las".
Posto isto, o que me preocupa realmente é o uso que será dado áquele enorme terreno, e o potencial de especulação, tráfego de influências e corrupção que ele representa.
A hipótese de uma grande área verde, proposta por António Costa, é bem-vinda mas, para além de talvez excessiva, parece-me de concretização pouco credível, dados os interesses que rapidamente serão mobilizados.
A sua combinação com a proposta de Ruben de Carvalho, que sugere a implantação de novas indústrias não poluentes (e porque não, também, de outras actividades económicas?), pareceria ter vantagens tanto para a qualidade do local enquanto espaço de emprego, quanto para a sua segurança pública enquanto espaço verde e de lazer.
Mas, sem qualquer desconfiança acerca da seriedade e honestidade pessoais de António Costa, temo muito o poder dos interesses económicos (a começar no interior do seu próprio partido) e decisões extemporâneas avançadas em campanha eleitoral, sem resultarem de um amplo debate público e sobre cujo cumprimento poderemos não ter qualquer tipo de capacidade de controlo.
Parece-me que, conforme sustentou Luís Fazenda, será melhor não ir meter, à pressa, o carro à frente dos bois.
Acabei fazendo um "pleno" sintético das opiniões dos candidatos de esquerda?
Talvez não seja por acaso.
Talvez seja necessário, para se chegar a uma solução credível, de interesse público e resistente à manipulação por parte dos grandes interesses económicos privados, partir do debate e conjugação entre estas forças.
Para aumentar essa resistência aos interesses privados, entretanto, seria vantajoso que o BE e o PCP tivessem na Câmara um peso maior do que aquele que é agora previsível, por efeito da ameaça de virmos a ter o menino guerreiro como "prrresidente da junta".
Ou seja que, começando o debate desde já, as decisões fossem deixadas para daqui a 4 anos, por exemplo.
E iriam bem a tempo.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Portelando no deserto
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