quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Maputo surpreende

 

Os resultados eleitorais em Maputo que vão sendo divulgados são muitíssimo surpreendentes.
A votação na Frelimo surge muito abaixo dos níveis habituais, com o candidato do MDM (Venâncio Mondlane*) a receber votações muito próximas das do actual presidente do município (David Simango**), vencendo-o mesmo em várias mesas.
Se os candidatos e os seus estilos de campanha são sempre relevantes em eleições autárquicas, mesmo numa cidade capital, esta brusca mudança de tendência de voto, a confirmar-se nos resultados finais, adquire necessariamente um sentido muito mais vasto.
Representará um veemente cartão vermelho à recente deriva belicista do estado e da Frelimo, no mais importante dos seus baluartes urbanos.
Tal como as indicações de elevada ida às urnas por todo o país constituirão, a confirmarem-se nos resultados finais, um também veemente cartão vermelho à postura belicista e ameaçadora que tem vindo a ser mantida pela Renamo (que boicotou estas eleições).
Que assim seja, e que esses partidos entendam a mensagem popular.
autárquicas 2013 Maputo 2
* Embora familiar, não confundir com o fundador e primeiro presidente da Frelimo.
** Embora familiar, não confundir com Daviz Simango, presidente do MDM e do município da Beira.

1 comentário:

Ana Rosa♥♥ disse...

Olá, meu nome é Ana Laura, sou do Rio Grande do Sul,Brasil, e gostei muito do seu blog, criativo e muito abrangente. Parabéns!