Barak Obama é, merecidamente, objecto de uma simpatia internacional que talvez nunca tenha sido tão generalizada no caso de qualquer outro político norte-americano.
Da mesma forma que representou para os estado-unidenses a esperança de resolução dos seus problemas domésticos, representou para o resto do mundo a esperança de uma radical mudança nas relações internacionais e de rápida resolução dos problemas criados ou reforçados pela Administração anterior.
Desde a sua tomada de posse, o discurso dos Estados Unidos da América para o mundo mudou para um registo incomparavelmente melhor à era Bush, e nem outra coisa seria de esperar.
No entanto, em concreto, naquilo que à paz e direitos humanos diz respeito, os seus 9 meses de mandato apenas produziram (e, provavelmente, seria difícil que produzissem mais) uma atitude mais aberta para com o Islão, um simpático apelo em relação às armas nucleares, as decisão de encerrar a prisão de Guantanamo e de sair qualquer dia do Iraque, a preparação de um reforço do esforço de guerra no Afeganistão e a condenação do golpe de estado nas Honduras.
Isto é relevante, importante e estimulante.
Mas temos pouco de efectivamente feito e temos a continuação de três problemas cuja resolução mereceria, de facto, a atribuição a Obama do Prémio Nobel da Paz: Iraque, Afeganistão e Palestina - onde, parece-me, os esforços têm sido poucos e na direcção errada.
Ou seja, num ano de curiosas atribuições dos Prémios Nobel, este só pode ser entendido de duas formas: ou como uma decisão extemporânea, ou como um estímulo ao cumprimento de promessas por parte do premiado.
Desejando que, pelo menos, tenha esse efeito, confesso que nenhuma das hipóteses me agrada.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
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