quarta-feira, 18 de junho de 2008

Excelência premiada

O Clube dos Jornalistas atribuiu a Joaquim Furtado o Grande Prémio Gazeta 2007, pela sua série documental A Guerra, cujos primeiros 9 episódios foram exibidos o ano passado na RTP.

Só conheci Joaquim Furtado fugazmente, num debate que promoveu acerca da morte de Comandos na recruta. Mas sempre acompanhei com muita atenção tudo o que foi fazendo, com aquela seriedade e qualidade acima do habitual.

Agora, depois de um ascenso institucional e de uma aparente estadia "na prateleira", brindou-nos com esta extraordinária série!
Ao longo dos 9 episódios, sei que há quem não tenha gostado disto ou daquilo.
Considero isso normal e desejável pois, precisamente, ela não pode agradar a todos.

Porque não é a versão oficial de ninguém, mas um completo repositório dos olhares de pessoas das diversas partes envolvidas que, para além de nos proporcionar essa diversidade, nos permite compreender pontos de vista, sentimentos e leituras da história que não estamos habituados a equacionar. E perceber como elas interagiram.
Tudo isto acompanhado por uma contextualização que se faz discreta e pelo desfazer de algumas mitologias que se vieram arrastando, em Portugal e nos países que com essas guerras alcançaram a independência. Não é, Cabo Delgado?

Discordem e objectem, se tal for a vossa opinião.
Para mim, raramente este prémio foi ou voltará a ser tão merecido.

2 comentários:

micas disse...

Parabéns A Joaquim Furtado.

A julgar pela 1ª série de 9 episódios já exibidos, outro prémio deverá vir a caminho com a nova série a ser transmitida antes do fim deste ano.

Aguardo expectante!

(Paulo Granjo) disse...

Também eu.