segunda-feira, 2 de junho de 2008

A morte que Mugabe quiz queimar

TONDERAI NDIRA - 1975/2008

Tonderai Ndira, líder do MDC na região de Harare e "recordista" de detenções e torturas sob o regime de Robert Mugabe, foi assassinado por um esquadrão da morte das forças de segurança zimbabuéanas, algures entre 14 e 21 do mês passado.

O número do jornal The Zimbabwean em que o seu assassinato era relatado (impresso na África do Sul devido à impossibilidade de o fazer com segurança no país) foi queimado junto com o camião que o transportava, por um comando claramente ligado ao regime, que igualmente agrediu o condutor e o seu ajudante.


Os líderes dos países mais influentes da região continuam a insistir nas virtudes da "diplomacia silenciosa", principal responsável por esta situação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Segundo o meu presidente, " nao devemos interferir nos assuntos internos do Zimbabwe" mesmo com o Zimbabwe a interferir nos nossos( economia). ME deam uma santa paciencia mas esta dificil suportar essa chatice....

(Paulo Granjo) disse...

Bem re-vindo!

Infelizmente, creio que apenas para nós, que pensamos que estamos de fora, é uma questão de paciência e de chatice. Para eles...

Pior é, no entanto, noutras zonas do mundo.
Você acredita que as declarações do Mugabe, a acusar a oposição de instaurar um clima de violência nas zonas rurais, passaram no principal jornal português sem sequer um comentário, como se fosse apenas uma notícia factual?