quinta-feira, 26 de junho de 2008

Solução é possível?

No Zimbabwe, enquanto Mugabe diz que só negoceia depois de ganhar as eleições presidenciais por falta de comparência (mais do que forçada) do candidato mais votado na 1ª volta (contra a resolução unânime do Conselho de Segurança da ONU),
Tsvangirai apela à União Africana e à SADC para que liderem um "processo de transição", conduzindo negociações para resolver a crise política.

Sustenta que um “tal período permitiria ao país sarar as feridas” provocadas pela violência, que entrou numa espiral assassina desde a realização da primeira volta, e coloca como únicas exigências para um tal processo o fim da violência, a libertação de todos os presos políticos e a tomada de posse do Parlamento saído das últimas legislativas, ganhas pelo MDC.


Para ter viabilidade, um intermezzo deste tipo exigiria o efectivo controle dos países vizinhos sobre o processo e sobre o directório mugabiano, pois é por demais evidente a sua opção de manter o poder por todos os meios.
Mesmo uma partilha transitória, ou sequer uma situação de legalidade e de segurança que viabilizasse a realização de uma efectiva 2ª volta das presidenciais, daqui a uns meses, teria que lhes ser imposta pelos vizinhos, numa demonstração de que o jogo já não pode ser jogado como o têm feito.

Há alguns tímidos sinais, mas são significativos depois de anos de conivente "diplomacia silenciosa":
O Conselho de Segurança da SADC também defendeu o adiamento da 2ª volta das eleições, por falta de condições para que ela fosse livre e equitativa.

Embora seja actualmente composto por dois dos países menos cúmplices dos atropelos de Mugabe e por um país (Angola) que se fez representar por um ministro e não pelo presidente, é já uma importante mudança.
Porque estão a falar em nome da SADC e não o podem fazer contra os restantes membros.
Porque José Eduardo dos Santos mandou a Mugabe uma carta no mesmo sentido.
Porque Armando Guebuza, finalmente, afinou pelo mesmo diapasão, durante o seu discurso no dia da independência de Moçambique.

Também quebrando finalmente o silêncio, Nelson Mandela condenou o "trágico fracasso da liderança zimbabuéana", esclarecendo que não o fez antes para não comprometer os esforços de mediação de Mbeki - que implicitamente declara, dessa forma, também ela fracassada e terminada.
Está bem que o arcebispo Desmond Tutu chamara "Frankenstein para o povo Zimbabuéano" a Mugabe, mas "Madiba" tem um peso incomparavelmente superior, tal como a sua declaração que, afinal, decreta a morte da "diplomacia silenciosa".

Em suma: as coisas parecem estar a mexer e o regime de Mugabe parece estar, finalmente, isolado excepto no seu autismo.
Mas serão os líderes da SADC e da UA capazes de dar o passo seguinte, sem o qual não existirá solução?
Estarão dispostos a assumir o efectivo controle sobre a transição e a segurança dos zimbabuéanos?
Espero que sim, ou não haverá outra solução que não seja violenta.


Entretanto, o secretário-geral do MDC, preso sob acusação de alta-traição (punível com pena de morte) por ter revelado que o seu partido tinha ganho as eleições, foi libertado sob caução.
Um sinal de que os vizinhos regionais já não deixam Mugabe e os seus generais fazerem tudo?

Sem comentários: