sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Citações de café (12)

OLÍMPICAS ALTURAS

- Mas repare que os produtos chineses são uma mudança muito importantes para nós, africanos. Mesmo com má qualidade, dão às populações acesso a produtos a um preço que podem pagar.

(um curto silêncio antes da resposta)

- Mas não é irónico que os possam pagar porque eles são produzidos por pessoas que trabalham em condições que os africanos não aceitariam, e muito bem?


PS: passando a outros direitos humanos e particularmente à pena de morte, considero as polémicas olímpicas mais que justificadas. Aguardo a sua extensão, depois, aos Estados Unidos e ao Irão - os outros campeões mundiais dessa punição desumana.

3 comentários:

Anónimo disse...

Completamente de acordo, Paulo.

Mas sobre esses dois paises parece que ninguém quer falar... para variar temos "dois pesos e duas medidas"...

(Paulo Granjo) disse...

Sim, embora relativamente aos EUA haja que ter em conta que existe independência dos tribunais (embora não do equivalente ao nosso Ministério Público - isto para além de Guantanamo) e que, com todas as conhecidas perversões do sistema jurídico norte-americano, há uma efectiva possibilidade tanto de defesa dos acusados (embora nem sempre concretizável, por motivos económicos, rácicos ou políticos) quanto de denunciar essas perversões e os atropelos que ocasionam.

Anónimo disse...

É verdade. O sistema jurídico dos EUA é bastante perverso e pouco igualitário. Lembro-me que há algum tempo atrás li um estudo sobre a população prisional dos EUA e havia uma percentagem elevadissima (agora não consigo precisar qual?) de negro condenados. Será isto mera coincidência? Seguramente que não... não tenho dúvidas que esta será uma das muitas armadilhas do sistema jurídico Norte Americano!

Guantanamo é uma vergonha escandalosa para o mundo Ocidental.