quinta-feira, 30 de abril de 2009

Favelas, drogas e violência

O meu pessoal de Antropologia Política apresentou ontem um seminário sobre a vida e violência nas favelas (o tal lugar de morada de 1/4 dos brasileiros, o equivalente a 5 vezes e meia a população portuguesa...).

Na interessantíssima discussão que se seguiu, argumentou-se acerca da ideia peregrina mas bem real de cercar as favelas do Rio de Janeiro com muros tipo Gaza, sobre a criminalização implícita de todas essas multidões que vivem entaladas entre as espadas de letal violência da polícia e dos traficantes, e sobre controle de criminalidade.


Saindo da faculdade, havia uma pergunta que (como em muitas alturas anteriores) não me saía da cabeça:

Se é evidente que, por todo o mundo actual, uma enorme parte da criminalidade violenta decorre da circulação proibida de drogas e se o narcotráfego tira os seus enormes lucros dessa proibição, por que raio é que não se equaciona com seriedade "partir-lhe a espinha", tornando as drogas acessíveis em estabelecimentos públicos, ao preço de um macito de tabaco?


Será por os semi-analfabetos chefes de gangs locais não serem, obviamente, os organizadores e principais beneficiários do tráfego, incluindo nos países de consumo?

4 comentários:

Anónimo disse...

Obviamente!!!
Os grandes beneficiários são banqueiros, políticos,altas patentes etc. etc.
NINGUÉM TEM DÚVIDAS!
(e a polícia anda a prender quem tem 20 pés de liamba no quintal...)
Tudo farça!
E o pior é que a maior parte da população foi "ensinada" que a venda oficial vai aumentar o consumo.
Já entrei nessa luta mas fiquei com a cabeça a prémio, como é bom de ver - por uma dose qualquer toxicodependente faz seja o que for que lhe mandem.
Maria Mota

Relógio Adiantado disse...

Agora é que me tramou... a ligeireza com que afirma que "NINGÚEM TEM DÚVIDAS" só me deixou baralhado...

então explique-me lá o que é que a "nata" da sociedade tem a ganhar com o comércio ilícito de drogas?

Anónimo disse...

Roman BEiu

tendo em conta a pergunta to professor, ha um livro muito bom, O rei vai nú!o canhamo e a cospiraçao contra a marijuana, do autor Jack Harer.o livro é interesante porque apresenta todos os benificios do canhama, como fabrico de papel,biomassa, medicamentos, cordas, teixteis, biomassa etc. para alem de muita informaçaoa factual sobre cannabis é apresentado um capitolo que é a proibiçao da marijuana onde o autor expoos a fraude farmaceutica de Bush/Quayle / Lilly (epresas farmaceuticas)

portanto axo que se podia tentar legalizar os estupefacientes ou as chamadas drogas leves.....para ver que resultado dava.

Gio disse...

Ora bem...