quarta-feira, 1 de abril de 2009

Notícias do dia 1

A União Europeia apresenta ao G20 uma estratégia concertada de superação da crise financeira e ambiental, que já recebeu o acordo de princípio dos restantes participantes.
Algumas das medidas ventiladas terão a ver com a forte taxação das mais-valias obtidas em transações bolsistas e seu canalizamento para segurança social e sistemas redistributivos, a par de estratégias de forte investimento na pesquisa, produção e aplicação de substitutos de maquinaria e transportes emissores de carbono.


À margem do encontro, Obama e Hu Jintao comprometem-se a abolir «rápida e definitivamente a pena de morte», nos países respectivos.

José Sócrates exige uma «investigação célere, completa, transparente e com imediato acesso a todos os dados que os investigadores considerem necessários» acerca do caso Freeport.
«Seria inconcebível, em termos éticos e para a saúde do regime democrático, que um primeiro-ministro tentasse ignorar tão grave suspeição, ou algo fizesse para obstacularizar o seu esclarecimento», declarou durante as jornadas Parlamentares do PS.

O Papa esclarece os reais fundamentos da sua oposição ao uso do preservativo pelas outras pessoas: «É necessário todo o latex disponível, para construirmos um objecto concebido sob inspiração divina, destinado a proteger a humanidade das posições teológicas que tenho vindo a produzir nas últimas décadas».

1 de Abril de 2009

Sem comentários: