quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Há dias assim



De manhã, soube que a tese de um orientando vai de vento em popa e que um óptimo ex-aluno recebeu autorização do seu departamento para ir fazer o mestrado ao ICS.

À saída do campus, dei de caras com um aluno da Nova que me fez uma grande festa, pois está por cá numas férias ÓeNeGéticas e a adorar isto tudo.


À tarde, cheguei por mero acaso (coisa que em Moçambique não existe) ao quintal de uma curandeira amiga durante um batuque, destinado a “fazer sair” os espíritos de uma aprendiza – ou, em linguagem antropológica estereotipada, a induzir-lhe um estado de transe.

Quando dei por mim, tinham-me posto um tambor ao colo e estava a desenrascar-me o melhor que podia. (Segundo as críticas, benzinho mas a precisar de mais treino…)

A coisa estava difícil. Mesmo com uma segunda dose de espuma de nulu, ia demorando.

Por fim, a tia-avó da senhora (de quem herdou os espíritos e a futura profissão) lá saiu e falou connosco.

Curiosamente, fiquei umas 3 horas sem vontade de fumar.


Surpreendido com tanta fartura, passou-me cepticamente pela cabeça, a caminho de casa: «Ou me aconteceu alguma, ou está para acontecer…»

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande dia, sim senhor!
Parece que todos se mudaram para Moçambique em Agosto....ehehehe Ou em trabalho ou em lazer , o que é certo é que conheço umas sete pessoas que estão aí neste momento.
Boas batucadas...até breve.
Vera Azevedo

(Paulo Granjo) disse...

Em Agosto, so' mesmo em trabalho. Com o frio que por aqui anda...
Boas ferias!