quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Um pequeno sismo

Comparado com o de 1969, parece que o sismo de ontem não foi nada.

Pela minha parte, não me posso pronunciar.

Há 40 anos atrás, estava a dormir e a dormir fiquei.
Mas parece que houve um desfile de vizinhos na rua, aos gritos de pijama ou camisa de dormir - que, segundo um colega da escola, deu para espreitar uns pedaços de mamocas oriundas de casas alheias, em saltitante liberdade.

Desta vez, curiosamente, parece que abanou bem as traseiras da minha casa mas, na sala da frente, só dei por ele quando o espanta-espíritos começou a tocar sozinho.

O que me lembro bem, de há 40 anos, é que apareceram logo uns originais a atribuirem a culpa da coisa às viagens do homem à lua.

Será que, agora, aparecem outros a dizer que a culpa é do casamento entre pessoas do mesmo sexo?
Talvez não, já que, parece, o direito a adopção vai ficar de fora - como se a homossexualidade fosse uma doença contagiosa...

É assim a modos que um sismo pequenino, em que se acaba com uma desigualdade e se explicita outra.

(a capa do Século Ilustrado foi "roubada" ao Manuel Duran Clemente)

Sem comentários: