terça-feira, 13 de novembro de 2007

O dia de todos os químicos


Em Leça da Palmeira, umas explosões e fogo.
Não se sabe, nem interessa muito, a fonte de ignição. Interessa que havia uma concentração exagerada (como se provou) de hidrocarbonetos nos drenos e numa ETAR.
Por alguma purga de emergência, plausível após paragem de manutenção? Por uma também plausível acumulação de produtos em resultado dos próprios trabalhos de manutenção geral? Uma ou outra, agravada pelo deficit de atenção e cuidado que, um pouco por todo o mundo, costumam merecer os equipamentos que vão ser "passados à reforma"?
Talvez. E talvez até se venha a saber, mesmo que tais coisas venham a ser apresentadas como "normais", porque de facto são estranhamente "normais" nas cabeças de quem tem que pôr uma refinaria a funcionar depressa.

Para os lados de Aveiro, um desgraçado mandou um espirro mais forte e espalhou um camião de soda cáustica pela A1 fora...

Perto de Portalegre, uma ultrapassagem optimista cobriu a EN371 de ácido para trabalhar resinas e PVC.

Bem mais longe, o Mar Negro está negro de petróleo, depois do acidente de um navio que deveria estar proibido de navegar.

Uma ocasião para, sem alarmismos nem cabeças de avestruz, pararmos um pouco para pensar na nossa segurança, na do nosso país e na do nosso planeta (se é que não são uma só)?

Sem comentários: