terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Assistencialismo e desenvolvimento

Tenho vindo a notar que continuam a aparecer regularmente posts, em blogs diversos, acerca da entrevista do economista queniano James Shikwati à Der Spiegel, em 2005, onde ele atacava o assistencialismo a África como um instrumento de reprodução da miséria e do subdesenvolvimento.

O assunto é polémico, há muitos interesses (e também boas intenções) em jogo, e por isso me parece que se torna ocioso discuti-lo com base em opiniões e abstrações gerais.
É por essa razão que sempre me lembro, ao ver essas referências à entrevista, de um livro do João Milando (investigador angolano que esclarece sempre, ao encontrar moçambicanos, que o seu apelido não tem nada a ver, em Angola, com o seu sentido por cá), que aborda esses mesmos temas a partir de dados empíricos: Cooperação sem Desenvolvimento.

É a sua também polémica tese de doutoramento (que, segundo me disseram, muito agastou alguns membros do júri), centrada na «relação entre o funcionamento das instituições de cooperação para o desenvolvimento e o surgimento de dinâmicas sociais adversas ao próprio desenvolvimento social e económico». Uma forma de dizer que o livro gira em torno dos temas mais "quentes".

Não há livros imprescindíveis mas, mesmo quando o leitor discorde pontual ou globalmente das posições do João, este é muito útil para pensar e discutir o assunto para lá das generalidades e do «eu cá acho que...». Se o tema vos interessa, aconselho vivamente.

1 comentário:

Monique Rosa disse...

Sim.O assunto me interessa tanto que linkei o seu blog.
Difícil está encontrar o livro citado.