sábado, 8 de março de 2008

... E o James Joyce, então, é uma seca

Savana, 7/3/2008

Trago-vos uma interessante peça de crítica literária, baseada em peculiares critérios de análise de qualidade (clique para aumentar).

Já agora:
Por curiosidade moçambicanista e literária, tenho tentado comprar nas livrarias as obras publicados pelo seu autor, o novíssimo secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos, Jorge de Oliveira. Não tenho tido sorte; lá, não me sabem dizer quais são. Por isso apelo aos leitores: alguém me pode indicar os títulos dos livros, para eu os encomendar?

10 comentários:

chapa100 disse...

caro, acho que o jorge de oliveira foi o editor dos livros de ungulani e marcelo panguana. e tambem teve uma (?) publicacao ligada a ciencia juridica. ha muito tempo que nao actualizo a minha biblioteca individual com autores mocambicanos, mas julgo ter em maputo os livros editados por ele. terei que vasculhar isso proximo mes quando chegar a maputo. mas enfim, musica tem muitas "surpresas" com os homens de cultura.

(Paulo Granjo) disse...

Esses dois li e tenho, embora em Lisboa. Mas a minha curiosidade e interesse, mesmo, era lê-lo a ele. Porque, sendo SG da AEMO, certemente será escritor, não?

Desculpem a ignorância, mas é que eu não estou por dentro do "meio" literário daqui. Limito-me a comprar o que surge de novo nas livrarias, quando venho a Maputo - e, depois, a alombar com um saco pesado para dentro do avião, para evitar pagar excesso de bagagem à conta do "peso da cultura"...

chapa100 disse...

nao tenho certeza, mas parece que temos mais um escritor sem livro "dele" a dirigir a AEMO.

(Paulo Granjo) disse...

É tudo a bem da cultura, suponho...
Resta, claro, saber de qual e porquê.

Eu até sou amigão de um ex-comissário, mas esse foi no exército, não na poesia (ou na sociologia).

Mas, de facto não era sacanice da minha parte (ou só o era pela metade); o interesse de conhecer era genuíno, mesmo se suscitado pelo inacreditável texto em epígrafe.

chapa100 disse...

no suplemento do jornal noticias o tomas vieira mario (vimaro) publicou um texto sobre a eleicao do jorge de Oliveira. veja na edicao online, supemento cultural.

(Paulo Granjo) disse...

Vou comprar em papel, porque não consigo encontrar o endereço do site.
Não o tem por aí?

chapa100 disse...

sim podes ver nesta referencia http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/131898

tenha um bom dia!

(Paulo Granjo) disse...

Obrigado.

(Paulo Granjo) disse...

Já fui ler.

Como disse, não conheço as personagens, só aquilo que me chega.

Mas é impressionante.

Carlos Gil disse...

elucidativo. por inteiro. "todos" temos alturas na vida em que dizemos e escrevemos baboseiras. o chato, maningue chato mesmo, é quando o pó assenta e mesmo assim não limpamos os olhos para ver - e rectratar-nos.
obrigado por estas duas peças que me faltavam no baralho para confirmar que S. Exª o S-G... tem uma mão só de duques. e, burro, mesmo assim vem a jogo. oxalá se foda e saia em cuecas.