segunda-feira, 31 de março de 2008

Parasitas caninos

Esta não tem nada de metáfora.

Espremi hoje 3 feridas em patas da minha cadela, de onde saíram, quais Aliens, 3 vermes esbranquiçados de cerca de centímetro e meio, gorduchos mas estreitando numa das pontas. Tudo isso saído de buraquitos que, na véspera, me pareceram inflamações de mordidas de uma aranha, ou coisa que o valha.
Fiquei muito mais impressionado e enojado do que vocês ao lerem, a bichinha ficou agradecida, mas eu acabei preocupado. Onde raio apanhou uma coisa assim? Bastará desinfectar bem as feridas, depois de expulsar monstros destes? Que perigos poderá isto trazer para a minha criança?

Por isso, muito a sério, se alguém sabe alguma coisa de parasitas sub-cutâneos que correspondam à descrição, informe-me acerca procedimentos mais adequados.
Que, dos pesadelos com eles, desconfio que ninguém me safe.


Adenda a 2/4: segundo o veterinário, os tais parasitas eram, believe it or not, larvas de mosca "king size"! Parece que é comum e que o procedimento é aquele que tomei. Muito obrigado ao anónimo que me indicou o endereço de clínicas veterinárias.

8 comentários:

Anónimo disse...

Vou recomendar ao Rui que dê uma mirada nesta horrorosa descrição.

Anónimo disse...

Sou eu - Elsa - já mandei um email ao Rui.

(Paulo Granjo) disse...

Segundo o chefe dos guardas aqui do edifício, deverá ser o que se chama em changana "xiundo", ou "xiungo", sendo relativamente comum por aqui e podendo aparecer também na língua dos cães.

Depois de expulso o parasita e de desinfectado o buraco, a coisa passará, mas o senhor não me soube dizer se entram no animal por contacto com o chão (ficando no sítio onde entraram) ou por outra via, nem se se podem reproduzir no cão e infestar o ambiente.

Portanto, o pedido de ajuda continua.

Anónimo disse...

Se tiverem na extremidade um ponto negro, talvez sejam pulgas. Nesse caso desinfectar a casa e arredores, com recurso as famosas fumigacoes pode ser util, mas o canino podera voltar a contrai-las quando passeado por outros cantos da Cidade. Talvez um pulo a um veterinario possa ajudar, tem um na Vetaid, na Vladmir Lenine, tem outro em frente ao Comando d PRM-Cidade, e decerteza que havera mais.

(Paulo Granjo) disse...

Muito obrigado pela dica.

Hoje, o animal ficou "de quarentena", parece estar a coisa ultrapassada, mas tenho tentado saber de veterinários.
Amanhã, vou ver na Vet Aid. É curioso. Passei lá muitas vezes mas, pelo emblema, fiquei com a ideia que fosse um talho - sem sequer atentar no nome, que até é bastante sugestivo.

(Paulo Granjo) disse...

De novo, obrigado.
Entretanto, para quem também possa vir a precisar, o tal veterinário na Vladimir Lenin (onde hoje fui)chama-se IBA VET e não VET AID.
Comentei na recepção a minha confusão com o logotipo e a senhora diz que não sou o único. De vez em quando, entra lá gente a querer comprar carne...

umBhalane disse...

Oh, Paulo, uma dica de um ex-colono.

Infalível.

Creolina - faça uma solução de creolina; o cheiro é um tanto desagradável, mas altamente eficaz.
Lave 2 o 3 vezes ao dia a parte infectada.
Um banho completo não faria nada mal, e o clima ajuda.
Atenção à solução, não seja demasiado forte.

Depois, diga-me alguma coisa.

Sara disse...

muito obrigado por contar a sua história, porque eu tenho um cachorro e eu acho que ele tem parasitas. Amanhã irei ao veterinário para comprar Ração Proplane vou perguntar a ele sobre isso.