quarta-feira, 9 de abril de 2008

Fernando Ganhão - 1937/2008


Foi hoje a sepultar Fernando Ganhão.

Participante na luta de libertação nacional moçambicana e seu representante no exterior durante alguns períodos, foi o primeiro reitor da Universidade Eduardo Mondlane (cuja criação liderou, com base nos poucos recursos humanos que sobraram da anterior Universidade de Lourenço Marques) e era actualmente reitor da Universidade Técnica de Moçambique.
Homem de muitos instrumentos, foi também, para além de durante vários anos parlamentar e membro do Comité Central da Frelimo, fundador e presidente do Comité Olímpico Moçambicano.

Pessoa frontal, de princípios e de convicções, defensor da autonomia universitária e do espírito crítico, isso reservou-lhe por vezes dissabores.
Mas conta a "pequena história" que os conseguiu evitar a vários outros, nos tempos em que o então Ministro da Segurança se lembrou de rescindir os contratos de professores universitários para, no mesmo dia, os mandar para os Campos de Reeducação, por serem agora desempregados e, portanto, «improdutivos».
Num dos casos, o reitor não chegou a tempo; em alguns outros, poupou à Universidade anos de cárcere e talvez a vida de docentes seus.

Para muitos (em que se inclui o taxista que me levou às cerimónias fúnebres, que leu da sua pena a primeira História de Moçambique após a independência), o seu lugar seria na Cripta dos Heróis, e não no cemitério de Languene.
É uma questão que me ultrapassa. Mas uma coisa sei:

A comunidade académica ficou mais pobre.
E Moçambique também.

2 comentários:

Anónimo disse...

Valeu a pena ter sido aluno do prof. F. Ganhao! Lembro-me, ainda muito jovem, no 1 ano do curso de Ciencias Sociais, eu e os meus colegas-amigos ficavamos todos a tremer de medo sempre que se aproximava a aula de Temas de Historia Moderna e Contemporanea (THMC). Nao porque consideravamos Ganhao um prof. mau, mas porque nao liamos como ele exigia. E como sabiamos que nao liamos (porque dedicavamos grande parte do nosso tempo a bebedeira e as meninas) ao aproximar-se a aula dele ficavamos a pensar se faltavamos ou nao!!! O velho era muito bom prof e ele sabia disso porque o diziamos.
Cumprimentos
CB

(Paulo Granjo) disse...

Obrigado pelo comentário pessoal. Creio que ele gostaria de o ter lido.
Cumprimentos