quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ciências sociais e downloads

Fiquei hoje a saber que uma 50ª pessoa se deu ao trabalho de fazer download de textos aqui linkados nos "Artigos XXL", que disponibilizei no 4shared há cerca de 1 mês atrás (sobre os que estão arquivados noutros sítios, como o ICS ou a Scielo, não sei).
Desses 10 artigos de que tenho números, os mais populares foram o «Tecnologia Industrial e Curandeiros: partilhando pseudo-determinismos» e o «Antropologia à porta de casa», com 12 downloads, logo seguidos do «Determinismo e Caos, segundo a adivinhação Moçambicana». Até o Posfácio analítico do futuro livro «Um Amor Colonial» encontrou 2 interessados, apesar do seu nome intimidante. Algumas pessoas levaram para o computador vários artigos.

Não sei onde essas pessoas vivem, o que fazem ou se leram os textos que descarregaram. Se forem como eu, que estou longe de ser um leitor compulsivo, lerão uns 9 em cada 10 downloads que fazem.
Por isso, mesmo se estes números estão bem distantes dos Paulos Coelhos desta vida, creio que valeram bem o esforço de meter lá os artigos.

Porque não escrevemos para ser publicados, mas para ser lidos.
E porque desconfio que a grande maioria destas pessoas nunca iria, de outra forma, ler o que tanto trabalho me deu a investigar e a escrever - quanto mais não seja, porque talvez nunca viessem a saber da sua existência.
Uma óptima razão para lhes dizer Obrigado pelo seu interesse, e para desejar que também tenham achado que valeu a pena.

Actualização a 22/4: o número de "downloadistas" aproxima-se dos 75 e as suas prioridades alteraram-se um pouco. Agora, é «Determinismo e Caos» que suscita mais interesse, seguido da «Antropologia à Porta de Casa» e da «Tecnologia Industrial e Curandeiros» (links acima). Também a «Saúde, Doença e Cura em Moçambique» se está a chegar ao pelotão da frente. Pela minha parte, confesso que gosto de acompanhar o que se está a passar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Paulo, fui um dos seus visitantes e baixei um texto seu, por sinal pouco procurado. Claro que valem a pena a pesquisa, a escrita e divulgacao. Bem haja.
CB
Maputo

(Paulo Granjo) disse...

Caro CB:

Muito obrigado pelo seu interesse e estímulo.
Já agora: gostou? Teria coisas a acrescentar, a partir daquilo que conhece do assunto? Isto porque as ciências sociais são um produto colectivo e melhorável - por novos conhecimentos, novos pontos de vista e, muitas vezes, pela crítica.

Entretanto, peço-lhe desculpa pelo tempo que levei a responder-lhe, mas tenho estado fora de Maputo, sem internet, e só agora regressei.

Denise Costa disse...

Caro Paulo Granjo,

li dois de seus artigos: "Limpeza ritual e reintegração pós-guerra em moçambique" e "saúde doença e cura em Moçambique". Gostei muito dos dois e pretendo continuar a ler seus textos. A iniciativa de colocar esse material em um blogue é por demais importante.

Agora me apresento, sou Denise, aluna de graduação em Ciências Sociais na UFMG, Minas Gerais, Brasil. No Brasil as pesquisas de antropologia fora do território nacional representa uma ínfima parcela. No entanto, eu tenhbo interesse em realizar pesquisa em alguma região africana que ainda estou por escolher. Tenho encontrado imensa dificuldade em encontrar material bibliográfico que me auxilie na elaboração de um projeto para a entrada em um programa de mestrado. Tenho muito interesse em ler o texto de Christian Geffray, A causa das armas em Moçambique. Não o encontro em parte alguma. Teria você esse material em pdf para me enviar?

Fico grata pela disponibilidade e parabenizo mais uma vez pela iniciativa do blogue.

um abraço
Denise
email: deniseklaxon@yahoo.com.br