domingo, 27 de abril de 2008

Moçambique na «Análise Social»

O próximo número da Análise Social, a mais antiga revista portuguesa de ciências sociais, será um temático dedicado a Moçambique Actual - Continuidades e Mudanças.
Após a Apresentação do volume pela pena do seu editor (este vosso criado), poderão descobrir os seguintes artigos:

Paulo Granjo: Dragões, Régulos e Fábricas - espíritos e racionalidade tecnológica na indústria moçambicana
Brigitte Bagnol: Lobolo e espíritos no sul de Moçambique
Sofia Aboim: Masculinidades na Encruzilhada - hegemonia, dominação e hibridismo em Maputo
Emídio Gune: Momentos Liminares - dinâmica e significados no uso do preservativo
Jason Sumich: Construir uma Nação - ideologias de modernidade da elite moçambicana
Fernando Florêncio: Autoridades tradicionais vaNdau de Moçambique - o regresso do indirect rule ou uma espécie de neo-indirect rule?
Harry West: «Governem-se a Vocês Próprios!» - democracia e carnificina no norte de Moçambique
Albert Farré: Vínculos de Sangue e Estruturas de Papel - ritos e território na história de Quême, Inhambane
João Pereira: «Antes o “diabo” conhecido do que um “anjo” deconhecido» - as limitações do voto económico na reeleição do Partido FRELIMO

Disponibilizarei em breve os resumos dos artigos, para vos aguçar o apetite.

5 comentários:

chapa100 disse...

paulo

ja estou com apetite, a selecao dos artigos representa uma boa ementa. aguardo com expectativa os resumos dos artigos e se possivel (por favor) diga-nos quando, onde e como podemos "apanhar" a tao famosa publicao.

um abraco

(Paulo Granjo) disse...

Bem (re)vindo aos comentários.
O volume será impresso em Maio e ficará disponível on-line alguns tempos depois.
Se, como eu, gosta de ter estas coisas em papel, poderá adquirir pelo site do Instituto de Ciências Sociais. Estou a tratar da importação para livrarias de Maputo mas, embora goste muito de Praga, não dá para colocar exemplares por aí. Fica muito longe e não tenho os contactos necessários.
O menu também me agrada, mas não me satisfaz totalmente. Gostaria de poder ter contado com textos de mais confrades moçambicanos, dos mais "crescidos" (Rafael da Conceição, Maria José Arthur, Ana Loforte...) e dos "putos" que foram meus alunos e agora são mestres, mestrandos ou doutorandos cheios de garra e de interesse. Também com "primos" de outras disciplinas - como o Carlos Serra, o João Paulo Borges Coelho ou o Luís de Brito. Eu convidei e insisti, mas... acho que fica para um livro colectivo que me anda aí às voltas na cabeça.
Quanto aos resumos, estarão aí logo que possível. No entretanto, a "Apresentação" dá uma boa ideia, embora pelas minhas palavras, e não as dos autores.

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Paulo,
Se puder, dê um pulo ao link http://lanternaacesa.blogspot.com/2008/04/uma-corrente-um-elo.html

Zé Paulo

(Paulo Granjo) disse...

Zé Paulo:

Terei todo o gosto em nadar na corrente.
Só que amanhã. Hoje, já está muito tarde, por aqui.

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Paulo,
Vai ser um "coiso" ter voce nesta corrente.
Um abraço.
Zé Paulo