terça-feira, 20 de maio de 2008

É hoje! - antropologia industrial

Apresentarei hoje no Instituto Camões (edifício da Embaixada portuguesa em Maputo) a palestra "Mozal: o nascimento de uma cultura de fronteira". Será às 18 horas e estão todos convidados.

Resumo da palestra:

“Multiculturalismo” é uma forma particular de entender a relação entre culturas diversas, que tende a ser substituída na antropologia pela noção de “transculturalidade”, mais dinâmica e interactiva. É nesta última perspectiva que se enquadram as “culturas de fronteira”, de que será debatido o caso da Mozal.

Nesta fábrica interpretada pela população como se de uma mina a céu aberto se tratasse, os operários regem o seu trabalho por estrita racionalidade tecnológica, mas os anteriores sistemas locais de domesticação do infortúnio, envolvendo espíritos e feitiçaria, são partilhados ou suscitam uma dúvida plausível à maioria deles. Estas racionalidades coexistem em paralelo, com âmbitos de aplicação separados: ou a normalidade do funcionamento tecnológico, ou a interpretação dos acidentes que a subvertem.

Por isso e por ambos os sistemas exigirem atitudes securitárias semelhantes, não são contraditórios nem põem em causa produtividade e segurança. Neste caso, cuja especificidade será discutida, não há razões para que a hegemonia da racionalidade tecnológica leve ao abandono das racionalidades “tradicionais”.

No entanto, há alguns particularismos locais que mantêm uma relação mais conflitual com a “cultura da empresa” a um nível abstracto e transnacional, designadamente as lógicas de poupança e as interpretações acerca da responsabilização das chefias em caso de erro.

3 comentários:

samya disse...

Bom dia Paulo, tudo bem? Nao consigo fazer teus downloads, eu clico em todo lado e eh sempre a mesma pagina que aparece e nao "dawnlouda" nada!
Um abraço pra você e pra tua senhora

(Paulo Granjo) disse...

Estive a clicar em vários links e não encontrei anomalias.

Só notei que alguns ficheiros PDF alojados em endereços do ICS demoram um pouco a abrir e que, no 4shared, também fica algum tempo a ver-se "loading file information", por baixo da imagem da primeira página do ficheiro, antes de aparecerem essas informações, incluindo o link "download file", onde é preciso clicar.

Nos ficheiros que abrem logo em PDF, não dá para fazer download directamente. Tem que clicar em "salvar uma cópia", como se estivesse a fazer cópia de um ficheiro já alojado no seu computador.

Entretanto, tenciono responder esta noite àquelas perguntas que fez acerca do lobolo, na caixa de comentários onde deixou as perguntas.

samya disse...

Ok, muito obrigada, acho que eu nao esperei tempo suficiente, vou la de novo tentar.