domingo, 29 de junho de 2008

O "árbitro" arma Mugabe

Segundo o Mail & Guardian apurou, o governo e empresas de armamento sul-africanas têm vindo nos últimos anos a proceder à venda (ou doação) ao regime de Mugabe de armas, de munições e de material que permitiu a recuperação de helicópteros e aviões militares que estavam inoperacionais.

Todas essas vendas e doações tiveram que ser aprovadas pelo NCACC (Comité Nacional de Controle de Armas Convencionais), presidido pelo ministro que substitui Mbeki nas missões de intermediação sobre o Zimbabwe a que ele não pode ir. No entanto, não aparecem nos relatórios desse organismo estatal, mas apenas nos registos oficiais de transacções comerciais, no meio de quaisquer outros produtos.

Durante o recente episódio do navio chinês carregado de armas para o regime de Mugabe (que um tribunal proibiu de descarregar em solo sul-africano, contra a opinião de Mbeki e do governo), uma das empresas mais activas nessas vendas tinha sido contratada para transportar a carga letal para Harare.

O presidente da África do Sul, Mbeki, é desde 2001 o intermediário da SADC para o Zimbabwe, por já vir dessa altura a escalada de eleições manipuladas e de violência estatal sobre a população.
É o "árbitro" entre Mugabe e a oposição.

Segundo a legislação internacional, Estados que dão assistência militar a outros que usam material estatal contra parte da sua própria sociedade são culpados de cumplicidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Dada a temática do blog tinha todo o interesse em comunicar consigo. Como o contacto que consegui foi em vão agradecia que enviasse actualização. cumprimentos à família. nóbrega ribeiro

(Paulo Granjo) disse...

Pode seguir a indicação que sugeri 16/6 a João Feijó.