domingo, 8 de junho de 2008

Vá lá, amigos, não façam lock-out...

Em Portugal, os patrões das transportadoras rodoviárias preparam-se para paralizar a actividade a partir de 2ª feira.

Não é preciso ser constitucionalista para saber que uma "greve" de patrões (conhecida por lock-out) é proibida desde 1976, nunca tendo esse artigo da Constituição sido posto em causa, nas infindáveis revisões que lhe foram sendo feitas.
Parece, no entanto, que só os sindicatos se lembram desse aspecto irrelevante dessa Lei irrelevante.

O governo parece não ter ninguém que perceba de leis, nem ter centenas ou milhares de técnicos e acessores jurídicos.
Perante essa acção ilegal de patrões, limita-se a pedir-lhes uma atitude responsável, para poder continuar calmamente as negociações.

As cargas policiais, as requisições civis, os processos disciplinares, são para os trabalhadores que exerçam o seu legal direito de greve, face à arrogância negocial do patronato privado ou estatal. Para a ralé, enfim.
Ao patronato que anuncia ir quebrar a lei, pede-se paciência, que a gente lá vos dará o que vocês querem.

Isto já não é uma questão de um governo estar mais à esquerda, ao centro ou à direita.
Isto é pura obscenidade política e social.

(Entretanto, o Público on-line deu em chamar "trabalhadores" aos empresários, no título e na legenda da foto deste artigo...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ex.mo Senhor
Repare que infelizmente andam muitos defensores (pagos ou não, nem quero saber) a apregoar as virtudes destes pseudo-iluminados" que não aceitam uma crítica que não passam de uns reles ladrões e como a maioria das pessoas absten-se de querer saber e ter uma simples ideia sobre as suas próprias vidas, acabamos infelizmente por ter de aguentar com esta cambada de jeitosos. São dos piores KAPOS que jamis existiram.
Cumprimentos
E Tavares