terça-feira, 8 de julho de 2008

Falocracia abstémia

Numa aberta de acesso à internet que espero venha a durar mais do que a anterior, fiquei a saber que a igreja anglicana aprovou a consagração de mulheres como bispos (as sacerdotes há muito deixaram de ser novidade) e que essa decisão é considerada pelo Vaticano um entrave ao diálogo.

A imposição do celibato aos sacerdotes católicos, já se sabe, é uma invenção tardia de alguém que levou mais a sério do que devia a sexofobia do S. Paulo.
Que seja horroroso imaginar uma mulher sacerdote e, mais ainda, bispo, tem como argumento, segundo o artigo, que Cristo só escolheu homens como apóstolos.

Já ouvi desculpas menos esfarrapadas, mesmo num papa com a lata de incluir as desigualdades sociais na lista de pecados, depois de ter alcançado o poder, em grande medida, com a repressão sistemática da Teologia da Libertação.

Só não percebo é porque razão, sendo a questão "fracturante" a ordenação de mulheres e sendo estas já ordenadas há muito, se torna um "entrave ao diálogo" que elas possam ser bispos...

Bem sei que no princípio do séc. XX as mulheres não votavam, e que só há pouco acederam a posições de comando em (alguns) exércitos.
Mas... Vamos lá: deixem-se de tretas e assumam-se como uma oligarquia de falocratas supostamente abstémios. É patético, mas um pouco mais respeitável.

2 comentários:

Toix disse...

Quero aproveitar esta sua caixa de comentários para lhe agradecer o interessante artigo sobre "o espíritos dos lugares" que acabo de ler, logo ao abrir, na revista de Análise Social que me enviaram por mail. Um abraço e muito obrigado pelo óptimo trabalho que é a Revista.

(Paulo Granjo) disse...

Glad you liked it, e obrigado.

Parecendo que não, isto de organizar livros colectivos ou números temáticos de revistas a partir do zero acaba por dar mais trabalho do que escrevermos nós um livro, pelo que é muito agradável saber que o esforço valeu a pena, aos olhos de quem lê.

Entretanto, iremos aproveitar a presença simultânea em Maputo de 4 dos autores para, na segunda semana de Agosto, fazermos um lançamento que permita entrar em debate com quem quiser.

Gostaria muito de, nessa ocasião, o poder conhecer para além do seu blog e da sua genial foto.