sexta-feira, 11 de julho de 2008

Santa meretriz de paciência!

O nosso primeiro, que por sinal até dizem que foi Ministro do Ambiente, afirmou, ao assinar um acordo acerca da produção em Portugal de automóveis eléctricos a partir de 2010, que o governo iria estudar um modelo fiscal para permitir que eles possam pagar menos do actual imposto automóvel.
Ufano, acrescentou que "Se um carro eléctrico já existisse actualmente, apenas pagaria 30 por cento do imposto automóvel, já que este imposto tem em 70 por cento uma componente ambiental."

Acontece que são 60%, mas isso são peanuts.
Acontece sobretudo que, pela legislação actual, os "veículos exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis" estão já isentos de Imposto Sobre Veículos e de Imposto de Circulação.

Será que o nosso primeiro e o seu staff são ignorantes e incompetentes, ou será que os querem pôr a pagar imposto?
Segundo o gabinete do primeiro-ministro disse à Lusa, trata-se da primeira hipótese, pois garantiram que os veículos eléctricos "não pagam nem passarão a pagar" imposto e que, pelo contrário, "o Governo está empenhado em criar um regime fiscal ainda mais favorável para os veículos eléctricos".

Mais favorável que zero, nos impostos especificamente automóveis, só se diminuirem o IVA e/ou derem direito a dedução no IRS, não é?
Retenham, por isso, estes 2 dados:

- se vos quiserem fazer pagar imposto sobre automóveis eléctricos, quando eles de facto estiverem à venda, quer dizer que estão a abusar de vocês, que pioraram a legislação e que vos mentiram.

- se não tiverem, nas mesmas circunstâncias, vantagens no IVA e/ou IRS, quer dizer que vos mentiram, para tentar tapar uma "calinada".

A ver vamos.
Até lá, haja santa meretriz de paciência...

2 comentários:

Carlos Serra disse...

Hum...haja mesmo santa! Passei por aqui e com delícia. Abraço!

(Paulo Granjo) disse...

Pois é. Infelizmente, é uma santa que temos que requisitar muito, e não apenas em Portugal.

Aquele abraço, também.