domingo, 27 de fevereiro de 2011

"Coelho e EUA, o mesmo combate" a.k.a. "O próximo anti-americanismo do CDS-PP"

A ressacar das submissões de projectos ao concurso da FCT, lá me cruzei, de saquinho de compras na mão, com a parangona do Expresso: «Wikileaks Portugal - Negócios da defesa arrasados: ministério move-se pelo desejo de ter brinquedos caros»

Visto o texto, não há nada de muito revelador sobre as eventuais questões de corrupção, nem acerca das altitudes a que elas chegaram.
A coisa até que parece varrida para o lado, por esta frase que quase reduz um mundo de transacções mortíferas ainda mais lucrativo que o das drogas ilegais a uma questão de volição infantilizada de uns quantos meninos mimados.

Mas que diz isso, diz. Tal como o disse o patusco do Manuel Coelho, lá para o Largo do Caldas.

Nada de muito original como ideia, de facto.
Estaria até capaz de apostar (embora já faça mesmo muitos anos que estou afastado de tais lides) que há de ter corrido pelos quarteis algum panfleto sigiloso, com o boneco do então ministro Portas na banheira, de chapéu de almirante na cabeça e a brincar com um submarino.
E, se não correu, é porque os militares estão a perder o seu rude sentido de humor castrense e a sua capacidade de gozarem de forma óbvia com aquilo que é evidente. O que seria uma grave perda para a cultura nacional.

Claro que é chato isto vir dos mesmos cámones que nos obrigaram a gastar fortunas em inúteis fragatas caça-submarinos e que nos pagam o uso das Lajes com material militar maningue fino, em segunda mão. Mas, enfim... cada um tem os amigos e a coluna vertebral que pode.

Contudo, há algo que me cheira, e a que acho alguma piada.
É que, para o senhor dos submarinos, ser assim tratado, pelo amigo americano, como um infantil paisano salivando perante brinquedos caros deve ser pior do que a revelação de suspeitas do foro criminal.

E como "Le partie c'est moi", será que ainda vamos ver o CDS-PP dar uma súbita guinada, tornando-se resolutamente anti-americano?

Sem comentários: