domingo, 20 de março de 2011

Há vida abaixo do Sahara

Eu bem sei que a maioria das pessoas que habitam em África, a sul do Sahara, são um bocado escuras de mais para os gostos e identificações afectivas de muitos comentadores entusiastas daquilo que se vai passando nas margens do Mediterrâneo ou do Golfo Pérsico.

Mas, já agora, se quiserem fiquem a saber:

- dia 17, a polícia do Togo dispersou uma manifestação de protesto contra o aumento das restrições ao direito de manifestação.

- dia 18, uma manifestação pela democracia no reino da Suazilândia juntou 10.000 pessoas, violentamente reprimidas por 20.000 (!) polícias e militares.

- dia 19, a polícia do Zimbabwe impediu um comício-vigília do primeiro-ministro Tsvangirai (!), com o argumento que o partido do presidente Mugabe também queria fazer um comício não muito longe.

- também dia 19, as autoridades do Senegal procederam a uma onda de prisões de oposicionistas acusados de planearem um golpe de estado, poucas horas antes de uma manifestação contra o presidente.

- Entretanto, a tensão continua no Burkina Faso e a Costa do Marfim continua à beira da guerra civil, desde que o "presidente" não aceitou a sua derrota eleitoral.

Há vida - e há protesto - abaixo do Sahara...

2 comentários:

James disse...

Há sim.
E como não se pode acorrer a todos ao mexmo tempo, tenho a impressão que o «Ocidente» vai sempre sair daki como o «mau-da-fita»...
E se calhar até é...
:-(

Depois hão-de sobrar umas bombas auto-explodidas pr'áki, isso é tão certo como a morte e os impostos...

analima disse...

Obrigada por nos lembrar. A comunicação social continua a relegar para um plano secundaríssimo as notícias que "vendem menos". E, dado o poder da comunicação social nestes protestos, os seus objectivos mais dificilmente serão atingidos.