quarta-feira, 16 de março de 2011

O nojo!



Que o professor jubilado Aníbal Cavaco Silva nunca tenha dito uma palavra contra a ditadura do "Estado Novo" e justifique isso por não ser um menino rico e não se poder dar a esses luxos, revela-nos um cobardolas como muitos milhares, capaz de esconder essa característica por detrás da desvalorização e insulto aos que não se calaram.

Que, para aceder a um emprego, tenha escrito preto no branco estar em consonância com o regime vigente (o tal da altura), até pode ter constituído uma mentira ou semi-verdade, reveladora da falta de espinha vertebral ou da sua capacidade de fazer a sua vidinha, fosse qual fosse o regime político em que vivesse.

Que o presidente da república (desculpem a ausência de maiúsculas mas, hoje, não as consigo escrever) Aníbal Cavaco Silva tenha chamado ao 10 de Junho "Dia da Raça", até poderia ter sido, com muito boa vontade da parte de quem ouvisse, um lapso de quem tão facilmente se adaptou aos tempos da outra senhora.

Mas que em 2011 exorte "os jovens" (essa vaga entidade que de novo se tornou politicamente apetecível) a empenharem-se «em missões e causas essenciais ao futuro do país com a mesma coragem, o mesmo desprendimento e a mesma determinação com que os jovens de há 50 anos assumiram a sua participação na guerra do Ultramar» vai para lá de qualquer imbecilidade, falta de cultura democrática ou de visão histórica.

É cuspir nos jovens de hoje, é cuspir nos jovens de ontem que foram obrigados a travar essas 3 guerras, é cuspir nos mortos e mutilados físicos e psicológicos que delas resultaram, é cuspir nos povos tiranizados pelo colonialismo e naqueles que contra ele se levantaram, é cuspir naqueles que derrubaram a ditadura tendo o fim dessas guerras como um dos seus três objectivos fundamentais, é cuspir no regime democrático que disso resultou e que este senhor é suposto presidir e representar.

Também por lá andou, como muitos? Sim. Mas isso não desculpa (tal como a sua declaração escrita de apoio à ditadura não o justifica) o branqueamento da história, desconfortável mas nossa, com base no próprio discurso fascista.

Este presidente não é apenas um erro de casting pela forma como se comportou antes de 1974 e pelas discordâncias políticas que com ele se tenham no presente.
De cada vez que abre a boca acerca do passado (ou de qualquer coisa que com ele esteja relacionada), fica mais claro que não foi apenas uma pessoa demasiado cobarde para criticar a ditadura, ou sequer demasiado conformista para se sentir desconfortável por viver nela.
Fica mais claro que é lá que estão as suas referências políticas e sociais profundas, e não no Portugal democrático em que, com todas as suas limitações, vivemos.

Nem vale a pena, suponho, lembrar as consequências que declarações como estas teriam em qualquer país democraticamente decente.
E, afinal, elas fazem com que saudar, no mesmo discurso, os «militares de etnia africana» pareça quase uma calinada irrelevante.

9 comentários:

AGRY disse...

Vai-me desculpar, mas vou fanar, em forma de excerto, o que eu gostaria de ter escrito, rsrs!

(Paulo Granjo) disse...

À vontade, caro amigo.

180º disse...

Muito, muito, bom. Aplaudo com ovação em pé o texto. Este senhor atormenta-me a vida e o descanso. E sobretudo aflige-me o facto de que os seus votantes não tenham memória política ou então a capacidade de olhar alem das palavras padronizadas. Já nem penso na possibilidade de olharem para o lado e não terem encontrado melhor que ele. Aí sim, se reflectisse muito no assunto teria terrores nocturnos.

Anónimo disse...

..."um erro de casting"...num filme, que por engano do destino, não pertence ao estúdio da humanidade!

Unknown disse...

Aulas de antropologia para Cavaco Silva.. Etnia africana? Queria dizer certamente gente com pele preta, negros.... Crtamente que ao referir-se a mim diria etnia parda ja que no formulario do liceu Salazar -suponho que no 3 ano - o funcionario escreveu no item raca -parda...

tz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O rural disse...

37 anos de mentiras e medo da verdade, que a liberdade usada por uma esquerda oportunista e porca e burra, camuflou.

Lentamnte tudo vai ser explicado aos mais jovens.

analima disse...

Por mais que me custe aceitar o tom deste texto, pois o PR é uma figura que não no-lo deveria inspirar, o seu conteúdo faz bastante sentido. Mesmo não sendo Cavaco Silva capaz de evitar estas "tiradas" os assessores não deveriam deixar passá-las. E daí... se calhar é uma forma de conhecermos o seu pensamento.

Paulo Pires disse...

Apoio totalmente! Adorei, adorei, adorei! Era o tal que nos explicava o oasis, instigando os autarcas centrões ao endividamento em megalomanias faraonicamente dispendiosas! Como pode ter sido eleito PR? No estado em que desleixou o país, como pode ter sido re eleito? Quntos portugueses são responsáveis da dívida astronómica?