quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nesta primeira sociedade na história em que se morre à fome havendo comida de sobra...


... a frase desta senhora (para quem tenha mais dificuldades com o inglês, diz «Um dia os pobres não terão mais nada para comer a não ser os ricos») talvez seja mais metafórica que factual.

Antes disso, terão ainda a possibilidade de "apreender" a comida a que os ricos e os menos pobres lhes vedam o acesso, por não terem dinheiro, e a riqueza dos ricos e dos menos pobres que eles, para a transformarem em acesso à comida.

É bastante plausível que por aí passe um futuro em que se continue a agravar o empobrecimento, precarização e incerteza de vida da grande maioria, a par de uma progressiva concentração de riqueza - cuja obscenidade se torna tão mais evidente e violenta quanto maior é o seu contraste com as dificuldades gerais.



Algo que as "elites" e as "classes médias-altas" de muitos países africanos aprenderam a ignorar no seu quotidiano (até aqueles dias em que pneus são queimados e os seus armazéns saqueados), e que os detentores do dinheiro e do poder na Europa tentam aprender a ignorar. Confiantes na ignorância, resignação e capacidade de sofrimento dos outros, confiantes na sua própria capacidade repressiva.

Voltarei ao assunto.




(A foto da senhora foi pilhada do 5 Dias)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ultimamente tenho pensado que enquanto houver ricos, não há-de haver chatice. Em caso de dificuldades, bastará ir roubá-los, de preferência em grupos de 10 ou 15, indo aos seus hipermercados, aos seus centros comerciais, às suas mansões.

Aí então os ricos começarão a preocupar-se em redistribuir.

Marcos