sábado, 16 de agosto de 2008

Paraguai boliviza-se

Até hoje, o Paraguai era conhecido por 4 estereotipos:

- Por ser o único país "ocidental" que legalizou e incentivou a poligamia (depois de uma incrível guerra com o Brasil lhe dizimar a população masculina pois, na altura, ainda eram os soldados quem morria nas guerras);

- Por ser considerado o campeão latino-americano da corrupção;

- Por ser o suposto destino de todos os bons carros roubados no Brasil;

- Por já ser governado pelo partido Colorado na altura em que qualquer estrangeiro vivo ouviu falar do país pela primeira vez.

A partir de hoje, passará a ser conhecido por um quinto estereotipo: por ter como Presidente um ex-bispo que tomou posse sem gravata e de sandálias franciscanas.
Mas, com este novo estereotipo, outros se perdem ou estarão em vias de se perder.

Para começar, não é o partido Colorado a governar.
Para continuar, Fernando Lugo, o "bispo vermelho", passou a campanha eleitoral e a cerimónia de investidura a prometer libertar o povo paraguaio e acabar com a miséria e a corrupção.

No entanto, uma outra novidade já tem antecedentes por outras bandas. Tal como Evo Morales na Bolívia, o novo presidente paraguaio tem como base um grupo muito largo e heterogéneo de forças sociais, que inclui desde organizações indígenas e movimentos sem-terra, a partidos conservadores e de extrema-esquerda.

Como irá correr?
Bem... pior não será. E poderá ser uma efectiva mudança para muito melhor.
Pela minha parte, desejo-lhes os maiores sucessos, na concretização daquilo que prometeram.

O Zé Paulo referiu, na caixa de comentários, as suas preocupações com traços nacionalistas e xenófobos na campanha de Fernando Lugo e nas reacções populares que suscitou. Teve a simpatia de indicar 3 links para acompanharmos este aspecto: aqui, aqui e aqui. Muito obrigado.

6 comentários:

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Paulo,
Antes de desejar sucesso ao Fernando Lugo, desejo sucesso aos paraguaios, o que pode em parte ser também desejar sucesso ao primeiro.
Mas a forma como o mesmo trabalhou a sua campanha, e a quem se abraçou no Brasil (políticos brasileiros), tenho algumas dúvidas sobre os caminhos que o Lugo possa recorrer para poder fazer valer os seus objetivos polítcos.
A sua campanha teve muito teor e cheiro de extremo nacionalismo, que claro que para um país empobrecido e maltratado por muito tempo faz sempre muito efeito, mas também alimenta um grande senteimento xenófobo, o que não é bom para parte alguma do planeta.
MAs que o tempo me mostre que os meus receios são infundados.
Um abraço para si.
Zé Paulo

(Paulo Granjo) disse...

É, Zé Paulo. Esses traços são muito indesejáveis em qualquer lado.

Já agora, pode indicar alguns links acerca disso, para eu e os visitantes podermos ficar um pouco mais informados?

É que, em Lisboa ou em Maputo, o Paraguai fica noutro mundo. Incluindo para os jornais.

Grande abraço.

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Paulo,
Coloco aqui um link "http://noticias.uol.com.br/ultnot/especial/2008/eleicaoparaguai/2008/04/19/ult5851u15.jhtm" onde se pode ter um pouco a idéia dos poucos receios dos compromissos criados nas campanhas e as alianças com linhas mais radicais que o Lugo teve que fazer.

Não sei se também chegou aí, que no dia que assumiu o governo, parte da população, gritava, "Itaipu, Itaipu...", e parte de grupos que apoiam a reforma agrária (eu também apoio, desde que de forma coerente) organizavam para o dia da posse invadirem fazendas de brasiguaios (brasileiros que residem no Paraguai). Isto só demonstra que a população vai cobrar o que se prometeu na campanha.
Mais um abraço.
Zé Paulo

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3098025-EI8140,00.html

Aqui se comenta sobre as reações populares na posse de Lugo. Pode se ver que sobre as possiveis invasões a fazendas, não se fala em ser especificamente a fazendas de brasileiros, como ouvi em outras fontes.

Zé Paulo

(Paulo Granjo) disse...

Grato.

Vou acrescentar ao post.

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Paulo,

Não há o que agradecer. O bloguismo é antes de mais nada a troca de informações, com uma troca de impressões. É assim que o vejo.
No primeiro link, o que passei foi o a seguir:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/especial/2008/eleicaoparaguai/2008/04/19/ult5851u15.jhtm

De qualquer forma, o que colocou, tem uma boa variedade de informações.

Abraço.

Zé Paulo