sábado, 20 de setembro de 2008

Ontem já era tarde

Thabo Mbeki, presidente da África do Sul, vai resignar ao cargo por exigência do seu partido, depois de o Supremo Tribunal ter anulado um processo por corrupção contra o seu sucessor na presidência do ANC, Jacob Zuma, considerando que o processo não tinha fundamentos e tinha sido reaberto com objectivos políticos.

Acontece que Zuma era oponente de Mbeki no último congresso do ANC, de que saiu vitorioso apesar do relançamento deste processo e de um anterior julgamento por violação. Nesse outro, foi inocentado de forma mais polémica e com a parte gaga de o ministro com a tutela da luta contra o SIDA (ele) ter declarado que, como a senhora em causa era seropositiva, tinha tomado depois um duche quente para se proteger do contágio.



Jacob Zuma é uma figura muito pouco simpática, em termos abstractos e absolutos.

Se a situação que levou ao caso de violação pode ter sido orquestrada, ele caiu nela. E, já que caiu por achar que ter uma correlegionária no quarto de hotel vestida só com uma capulana quer dizer que "ela está mesmo a pedí-las", isto diz-nos muito sobre a misogenia da personagem.

Ao mesmo tempo, se tem do seu lado as forças mais significativas e sérias do ANC, também apelou aos sentimentos mais violentos e tem como tropa de choque uma Youth League que parece por vezes liderada por hooligans.
Entre essas forças significativas e sérias, contudo, está a influente central sindical COSATU, que joga nele como alternativa de esquerda à política desnecessariamente neo-liberal (muito mais, nalguns aspectos, que no tempo do apartheid e sem que a potência económica do país a justifique devido a pressões externas) e não redestribuidora da riqueza nacional. Se Zuma, de facto, quererá e poderá sê-lo, isso já é outra questão.

Curioso é que, se quase todos os sul-africanos com antepassados europeus o detestam, a maioria deles ficou satisfeita que ele tivesse cortado o passo a Mbeki, que se preparava para eternizar-se no poder, mudando as restrições constitucionais ao número de mandatos do Presidente da República.



Thabo Mbeki, com o seu cachimbo e fixação no golfe, é assim a modos que um rapazinho mais ao gosto de uma certa Europa e América.
Muito mais ao gosto, no entanto, é a política neo-liberal deste ex-jovem-marxista-puro-e-duro e, sobretudo, essa coisa simpática (para quem tem os cifrões) de black empowerment significar, para ele, o acesso de uns milhares de pessoas com pele mais escura aos postos de chefia e às classes altas e médias-altas, ficando dezenas de milhões de desgraçados na mesma ou pior do que estavam.

O que tem, claro, que ser contrabalançado por uma imagem de africanista-puro-e-duro que, a par das solidariedades "de libertadores" e de histórias desconhecidas ou mal contadas, faz com que desde o início do primeiro mandato traga Mugabe e os seus militares rapaces ao colo, independentemente dos crimes que cometam contra os opositores e contra o seu povo em geral.
Uma posição que (talvez por menor necessidade de se afirmarem africanos, e/ou por maior apego aos funcionamentos democráticos e à perspectiva de mudanças sociais justas) não foi a da COSATU, de Zuma, da esquerda do ANC ou da maioria de população sul-africana.

O saldo foi e continua a ser terrível para os vizinhos zimbabuéanos, mas também em casa, para lá dessa coisa de os "negros" pobres continuarem tão ou mais pobres, há umas coisitas um bocado desagradáveis.
Num país onde infectados continuam a fazer sexo com virgens para se livrarem do SIDA, Mbeki não apresentou o duche quente como substituto do preservativo; expressou publicamente as suas dúvidas de que o SIDA fosse, de facto, provovado pelo vírus HIV.
E, com o país cheio de 3 milhões de refugiados zimbabuéanos (em grande medida, por causa da sua política internacional) e perante as terríveis hordas de linchamentos xenófobos em movimento este ano, praticamente esperou pelo refluxo da onda para tomar medidas de restauração da segurança pública.

Pois é... Um cantava «tragam-me a minha metralhadora» e o outro olhava para o lado, para que os amigos do outro lado da fronteira a usassem contra as suas próprias populações.

O homem vai ser corrido?
Para o Zimbabwé, ontem já era tarde.
Para os zimbabuéanos, moçambicanos e outros estrangeiros "negros" chacinados há meses atrás na África do Sul, há muito tempo que já era tarde.
Para os sul-africanos, se calhar, também.

21/9: Está oficializada a demissão.

Sem comentários: